Textos

Dissertação de mestrado de Carla Andréa Silva Lima c (Orientador: Antonio Hildebrando)

Dança-Teatro: A falta que baila. A tessitura dos afetos nos espetáculos do Wuppertal Tanztheater. 

Link para acessar a dissertação em PDF: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7YZNET

Resumo: Esta pesquisa investigou as nuances do processo de construção do texto nos espetáculos de Pina Bausch. Partindo da hipótese de que a tessitura de suas obras caminha pelos imprecisos terrenos da subjetividade e da memória corporal, apresentou-se aqui uma análise da escritura de Bausch, privilegiando-se nessa tessitura o corpo como um lugar de excesso. Circunscrevendo o olhar de Bausch como aquele que busca o sujeito e seus espaços afetivos, o processo de criação dos espetáculos foi explicado com base no olhar e na escuta da artista. Relacionando o narrar à seleção de um modo de olhar, este trabalho teceu um paralelo entre o modo de olhar de Bausch e o modo de textura de seus espetáculos, e concluiu que nestes a encenação se circunscreve como presença de uma ausência, bordadura do vazio.



O lugar do entre: a escritura do sujeito nos espetáculos de Pina Bausch


Link para acessar o texto em PDF: 


http://portalabrace.org/memoria1/?p=518